fevereiro 17, 2013

OEE – Overall Equipment Effectiveness

OEE traduz-se para o Português como "Eficácia Global do Equipamento". 

  

Por quê o OEE é importante?

Muitas empresas nos dias de hoje usam máquinas para adicionar valor aos seus produtos. Essas empresas tentam sempre que possível reduzir os desperdícios e aumentar a produtividade e a qualidade.

Nesta abordagem o OEE é importante porque é uma forma de medir e avaliar de forma precisa a eficácia dessas máquinas. 

Eficiência: Na indústria seria o quanto uma máquina estaria produzindo. Se esta deveria produzir 100 peças em 10 horas mas está produzindo 80 peças  nas 10 horas, então sua eficiência é de 80%.

Eficácia: Seria a medida resultante da eficiência com a qualidade da produção. Em outras palavras, para uma máquina ser eficaz, antes deve ser eficiente e produzir com a qualidade esperada.

 

Introdução

O OEE começou a ser muito usado por volta de 1997, sendo hoje fundamental na construção do processo de melhoria contínua principalmente nas industrias.

Para se medir a eficácia de uma máquina usando o OEE é preciso medir além do que ela produz em determinado tempo. O fator "Desempenho" é fundamental nesta hora.

 

Desenvolvimento

Desempenho: É a comparação da produção da máquina com o que a ela deveria estar produzindo. Desempenho equivale a eficiência.

Exemplo: No cronograma de 1 hora a máquina deveria produzir 100 peças, porém só produziu 80 peças, portanto seu desempenho é de 80%.

Mas também é necessário outros dois fatores que são:

Disponibilidade: É a comparação do tempo potencial de produção da máquina com o tempo em que ela realmente está produzindo.

Exemplo: O fabricante diz que a máquina tem um tempo potencial de produção de 20 horas/dia, porém ela só está produzindo 17 horas/dia, sendo sua disponibilidade de 85%.

Qualidade: É a comparação entre o número de produtos feitos pela máquina com o número de produtos que saíram atendendo as exigências do cliente.

Exemplo: A máquina produziu 100 peças, porém destas 100 apenas 87 saíram atendendo as exigências do cliente, sendo sua taxa de qualidade de 87%.

  

Cálculos

Para se chegar aos resultados do OEE, faz-se as contas abaixo, levando em consideração os elementos do equipamento relacionados com as perdas, de acordo com a imagem abaixo:

Imagem inline 1

Fazendo finalmente o cálculo do OEE usando os números do desempenho, disponibilidade e qualidade citados acima, chegamos a estes valores:

OEE = (17/20) x (80/100) x (87/100)

OEE = (0.85) x (0.8) x (0.87)

OEE = (0.5916) x (100%)

OEE = 59,16%

 

Conclusão

Um OEE de 59,16% não é bom. Olhando os números de desempenho, disponibilidade e qualidade separados, temos a leve impressão de estar em um cenário ótimo, porém quando fazemos o cálculo esse cenário muda e drasticamente.

Um OEE de 59,16% deixa muito espaço para melhorias em várias áreas dentro de sua empresa, faz você rever processos e ir em busca da tão sonhada  melhoria contínua.


Trabalho e texto originais, veja o blog:

http://bsideias.wordpress.com/2010/01/20/oee-overall-equipment-effectiveness/




Nenhum comentário: